Coach de Carreira

7 Dicas para Reuniões online que você precisa saber

7 dicas para entrevistas

As reuniões online, vez ou outra, fazem parte do nosso dia a dia. Seja para uma entrevista de emprego, seja para tomar decisões, elas já estão incorporadas aos ambientes altamente informatizados das organizações. Além disso, elas são práticas, eficientes e representam uma economia de custos no que diz respeito a deslocamentos. Vários profissionais já tornaram as reuniões online praticamente uma rotina, especialmente aqueles que trabalham em casa.

No entanto, vale a pena lembrar que as regras de etiqueta são necessárias tanto para reuniões presenciais, quanto para as reuniões online. Não é porque a reunião ocorre pela internet que é preciso ser totalmente informal. A fim de te ajudar, preparei algumas dicas! Acompanhe:

 

Vista-se adequadamente

Se você está em casa com uma roupa mais a vontade, leia-se pijamas ou camisetas mais folgadinhas, lembre-se de trocar de roupa para a hora de reunião online. Coloque um terninho, um blazer ou uma camisa que tenha boa visibilidade da parte de cima do seu corpo – e essa é a grande vantagem – você pode estar de blazer na parte de cima e short ou bermuda na parte debaixo. Apenas se atente, neste caso, à hora de se levantar, pois o constrangimento pode ser ainda maior. Na dúvida, traje completo pelo menos para a reunião. Às mulheres também é recomendado o uso de maquiagem leve. Aos homens, cabelo bem cortado e barba aparada.

 

Preste atenção ao cenário

É realmente muito bom poder fechar negócios no conforto do seu quarto. Mas antes, observe o cenário ao redor. Um quarto bagunçado, roupas pela cama, lençol desarrumado, estante com livros fora do lugar podem causar uma péssima impressão. É preferível que você procure outro lugar para a reunião com uma parede de fundo liso. Pode ser na cozinha, escritório ou sala. Só pare para reparar no que está em volta. Na dúvida, dê uma ligadinha na câmera antes na hora de se preparar para a reunião.

 

Coloque o microfone no mudo quando não estiver falando

Se você está em casa, alguns barulhos podem incomodar os demais participantes da reunião. Por isso, sempre coloque o microfone no mudo quando não estiver falando. Isso melhora a compreensão de todos e evita que todos escutem sons inadequados como aquela obra no vizinho, o filho chamando para brincar ou alguém da sua casa falando alto. Na dúvida, avise que irá entrar em reunião e peça silêncio.

 

Evite ficar digitando no teclado

O barulho de ficar digitando no teclado do computador também pode ser um tipo de ruído incômodo aos participantes. Além disso, dá a impressão de que você está fazendo outras coisas que não envolvem prestar atenção aos assuntos que estão sendo tratados. Se precisa fazer anotações, opte pelos apontamentos feitos utilizando papel e caneta.

 

Deixe o celular de lado durante a reunião

Utilizar o celular não é adequado em reuniões presenciais, tampouco em reuniões online. Tira o seu foco, causa distrações e ainda te transporta a outros lugares que não são o da reunião. Evite o seu uso e responda às mensagens apenas quando acabar a sua participação como membro da reunião que está sendo realizada.

 

Esteja presente e contribua com opiniões

Caso seja solicitado, participe da reunião e esteja presente de corpo e mente. Contribua com opiniões, sugestões e mostre-se interessado no que está sendo dito. Somente assim você é visto e consegue mostrar o seu potencial para tomar decisões, argumentar e fomentar soluções para os assuntos que estão na pauta.

 

Deixe o lanchinho para mais tarde

Evite se alimentar durante as reuniões online. Guarde o lanchinho para depois, pois o barulho pode incomodar os demais membros e desfoca você da atividade principal. É questão de bom senso: ninguém deseja ver você devorando um saco de amendoins ou batatas fritas enquanto estão sendo tratados assuntos importantes para a definição de negócios.

E aí, gostou das dicas? Já cometeu ou viu alguém cometendo algum desses deslizes? Agora que você já sabe, não precisa mais se preocupar.

 

Estou à disposição!

 

Pollyana Oliveira Guimarães, é Psicóloga, Palestrante e Estrategista em desenvolvimento de marcas pessoais, com foco em carreira e desenvolvimento de lideranças. Teve sua trajetória profissional, desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de Serviços, Transporte e Varejo. Como Executiva de RH, participou diretamente de 12 prêmios de melhores empresas para se trabalhar a nível nacional e acumula quase 20 anos de experiencia em Gestão e Mentoria de pessoas. Hoje está à frente da empresa Prospere Carreira, apoiando pessoas a potencializar suas marcas pessoais, através das metodologias inovadoras no país, Leader Brand e My Brand e já atuou no desenvolvimento de mais de 900 líderes. Tem vários artigos publicados em sites brasileiros e Europeus. É Diretora da ABRH GO e Co-líder do comitê de Empreendedorismo no Grupo Mulheres do Brasil.