Coach de Carreira

A geração Z chegou ao mercado de trabalho. E você, gestor? Está preparado?

Certamente você já deve ter ouvido falar em grupos geracionais, como, Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. Essa divisão é essencial para segmentar a população em relação às preferências, ao comportamento e aos hábitos para que assim, seja possível definir uma série de estratégias para interagir melhor com determinado público.

 

Nunca houve um grupo tão estudado, em termos comportamentais, do que a Geração Y. As mudanças promovidas por estes jovens foram bastante significativas nos mais variados setores, seja relacionado ao consumo, seja relacionado às próprias interações entre seus pares. Contudo, é importante destacar que a Geração Z tem chamado muita atenção ultimamente, afinal, segundo estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, a maioria da população mundial pertencerá a essa geração.

 

Tal dado desperta para uma observação mais atenta desses jovens e como seu comportamento pode afetar a convivência em todas as esferas humanas: da educação ao trabalho, do consumo às relações, portanto, os gestores, independentemente da área de atuação devem estar preparados para a chegada destes jovens ao mercado de trabalho, que, com certeza, gerará impactos significativos da contratação à retenção de profissionais.

Quem são os membros da Geração Z?

A geração Z contempla os jovens nascidos entre 1995 até 2001, ou seja, que possuem entre 23 e 18 anos, respectivamente. São profissionais recém-saídos da faculdade ou que acabaram de escolher a sua carreira, de acordo com as suas preferências ou vocações. Vale ressaltar que, diferentemente dos membros da Geração Y, eles estão muito mais cautelosos e pragmáticos, afinal, muitos deles passaram por períodos de crises mundiais (como a de 2008) e contam com o aprendizado da geração anterior.

Eles são hiperconectados

Quem pertence à Geração Z é um jovem hiperconectado que já nasceu, praticamente, com um smartphone nas mãos. Sendo assim, são jovens bastante curiosos, atentos às avaliações contidas nas redes sociais, e claro, muito ativos nos grupos e comunidades virtuais. Isso representa uma necessidade muito grande no quesito transparência, o que fortalece vínculos e garante mais confiança para os jovens recém-chegados ao mercado de trabalho.

Uma geração de impacientes

Por estarem altamente conectados e conseguirem tudo o que precisam com um toque na tela, os jovens da Geração Z são muito impacientes e competitivos. Desejam galgar posições de destaque dentro das empresas com pouco tempo de casa e se dedicam para obter cargos cada vez mais altos. Por isso, são considerados também independentes, individualistas e podem apresentar certa dificuldade de trabalhar em equipe, afinal, desejam conquistar seu tão merecido espaço com muita garra e disposição.

Lidando com o conflito de gerações

Naturalmente, em uma empresa, haverá membros de todas as gerações tentando conviver trabalhar em projetos relativamente semelhantes. Para manter um ambiente harmônico e evitar possíveis conflitos geracionais, os gestores precisam estar atentos às necessidades de cada grupo e claro, serem transparentes na gestão para conquistar a confiança de todos. Especialmente a Geração Z valoriza muito a confiança, a transparência e feedbacks que o direcionam para suas metas de crescimento. Na dúvida, o diálogo e a comunicação bem estruturada continuam sendo as principais ferramentas para um gestor das novas gerações (também das anteriores, sem dúvidas).

Dicas para gerenciar essa turma

De posse de todas essas informações sobre a Geração Z, deixo mais algumas dicas para complementar a gestão mais adequada dos membros desse grupo e assim, você como gestor, conseguir resultados extraordinários com essa galera cheia de gás que está chegando!

  • Forneça regras claras;
  • Estabeleça metas tangíveis;
  • Mostre autoridade;
  • Use a comunicação da maneira correta;
  • Adapte-se à comunicação virtual;
  • Tente ser mais objetivo;
  • Dê a eles sempre novos desafios.

Cada grupo geracional oferece oportunidades ímpares de aprendizado aos gestores. Aproveite as dicas e se prepare para conduzir equipes mais preparadas e capazes de entregar resultados surpreendentes.

 

Continue acompanhando as postagens aqui no Blog Prospere Carreira. É sempre um prazer ter você por aqui!

 

Abraços,

Pollyana Guimarães