Leader BrandMy Brand

Cinco dicas para gerenciar melhor o tempo

cinco dicas para gerenciar melhor o tempo

Hoje em dia é comum nos depararmos com várias distrações. Pode ser o celular piscando, ou algum conteúdo que chama atenção no Facebook. A todo o momento existem vários “ladrões de tempo” para nos desfocar das nossas atividades. A curto prazo, parece que não faz tanta diferença, afinal, é só uma conversa com um amigo no café ou uma mensagem no grupo da família no whatsapp.

 

Contudo, os minutinhos perdidos transformam-se em horas, dias, meses e até anos. Isso significa estar cada vez mais longe dos seus objetivos em longo prazo. Por isso, procure gerenciar esses momentos para poder aproveitá-los em plenitude. Viver no presente simboliza também, ter menos stress no cotidiano. Afinal, você foca todos os seus esforços em uma única atividade.

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais, apesar de serem excelentes formas de interação e contato, devem ser utilizadas com moderação. Elas são consideradas grandes vilões do tempo também. Avalie a utilização desses recursos e veja se você não está passando tempo demais olhando o Facebook ou o Instagram. Ficar em vários grupos no whatsapp também é uma prática que rouba bastante tempo. Por isso, tente falar apenas o necessário e ficar apenas em grupos que tenham bastante relevância para você.

Valorize o que há de mais importante

Um dos fatores mais importantes para gerenciar o tempo é exatamente diminuir o stress e valorizá-lo com atividades e pessoas que você considera importante para você. Dessa forma, além de gerenciar o tempo que você utiliza para atividades relativas a trabalho e estudo, é preciso ter momentos de diversão, para ter um hobby, cuidar da família e claro: cuidar de si mesmo. Quando você organiza todas as suas prioridades, consegue ter uma vida mais plena.

Escolha a técnica mais adequada ao seu estilo de vida

Ao escolher gerenciar o seu tempo, busque algumas técnicas para fazê-lo da melhor forma. Existem várias delas para você utilizar, como a “Técnica Pomodoro”, a “Matriz do Tempo”, cronômetros, cronogramas, tabelas, agendas ou lembretes no celular. O importante mesmo é dar o primeiro passo para gerenciar o seu tempo utilizando os recursos que você tem.

Estabeleça novos hábitos

Segundo o livro “O poder do Hábito”, para instaurar um novo hábito em sua vida, você precisa de cerca de 21 dias realizando alguma ação ininterruptamente. Exemplo: se você marcou de fazer caminhada todo dia às seis da manhã porque você tem apenas este horário para isso, faça-o por 21 dias sem interromper nenhum. Ao final dessa prática, você vai ter estabelecido um novo hábito saudável. No entanto, se quebrar apenas um dia dos 21, você já perde tudo o que foi conquistado anteriormente, por isso, é preciso de foco e determinação durante este processo. Fazer um bom gerenciamento do tempo exige o estabelecimento de novos hábitos.

Tenha uma agenda ou caderno de anotações

Um dos recursos mais preciosos para quem deseja gerenciar o tempo é ter uma agenda ou caderno de anotações. Somente assim você consegue visualizar as suas atividades, prazos e informações pertinentes ao seu dia a dia. Não desgrude do seu planejamento e, de preferência, compartilhe-o com pessoas próximas. Se você não tem o hábito de fazer anotações, vale a pena utilizá-las virtualmente em ferramentas como o EverNote ou Google Agenda.

 

Gostou das minhas dicas para gerenciar melhor o seu tempo? Então comece já a estabelecer as suas prioridades e dar foco a elas. Somente assim você consegue conquistar os seus objetivos da melhor maneira possível, mantendo-se calmo e concentrado no que realmente importa.

 

Abraços!
Pollyana Oliveira Guimarães.
pollyana@prosperecarreira.com.br