My Brand

Cinco dicas para se concentrar mais no trabalho

Cinco dicas para se concentrar mais no trabalho

Nossa concentração está sempre sendo testada no ambiente de trabalho. Afinal, temos uma série de interrupções no escritório e até mesmo fora dele. As distrações vão desde conversas paralelas, até inúmeros e-mails que não param de “brotar” na caixa de entrada.

 

No entanto, se você deseja realizar alguma coisa grandiosa, lembre-se que você precisa concentrar-se para tal. Invista tempo em sua concentração e veja o quanto você vai ganhar em longo prazo. Preparei aqui, algumas dicas para te ajudar na concentração enquanto está em uma tarefa que a exige. Seja para estudo, seja para trabalho. Veja mais e acompanhe as dicas.

Tente ouvir música enquanto trabalha

Estudos comprovam: música clássica faz bem para o cérebro. Suas melodias contribuem diretamente para o aumento das sinapses cerebrais e ainda melhora o poder de memorização. Faça uma playlist de música clássica/barroca em algum serviço de streaming de música (Spotify, Deezer, Youtube) e aproveite os benefícios de trabalhar ou estudar ouvindo música clássica.

Saiba dizer não às interrupções

Avise (educadamente) aos seus companheiros de trabalho que está envolvido em um projeto que demanda concentração e peça para não ser interrompido. Informe a eles que irá responder às demandas em um horário determinado e para interromper apenas se for um caso extremamente urgente. Reserve as primeiras horas do seu dia, para planejá-lo e cuidar dessas demandas que demandam mais concentração.

Não olhe o e-mail toda hora

O e-mail não é uma comunicação instantânea. Algumas demandas são para ser resolvidas o mais rápido possível, considere isso. No entanto, considere administrar melhor o seu tempo e isso inclui não ficar olhando o e-mail toda hora. Se você responde a todas as demandas de uma vez só, não consegue focar em tarefa nenhuma. Lembre-se: nem tudo é urgente. Não deixe que as pessoas definam o seu tempo.

Use períodos específicos para abrir o celular

Em outro post, falei sobre como o celular é um terrível ladrão do tempo (disponível aqui). Nós adoramos estar com ele, saber como estão os nossos amigos e tudo o mais. Entretanto, para melhorar a gestão do nosso tempo, carreira e objetivos, precisamos saber usar essa ferramenta com muita consciência. Isso significa não ficar olhando para o celular toda hora. Apenas em situações específicas ou nos intervalos, para não se atrapalhar com a quantidade de informações que sai dali. Uma dica fundamental: deixe o seu celular sempre no silencioso. E, se possível, desligue as notificações. Você vai ver o quanto isso faz a diferença em longo prazo.

Faça algumas pausas para relaxar

Para se concentrar melhor, a sua mente deve ter momentos de relaxamento e descanso. Isso inclui dormir no mínimo 8 horas por noite e ter períodos de pausa durante o trabalho. Em suas pausas, alongue um pouco, ande pelo escritório, tome um café. Tente se movimentar para oxigenar melhor o cérebro para ficar com a cabeça mais fresca na hora de voltar às suas atividades. Além disso, faça exercícios de respiração em seus períodos de pausa. Tenha consciência da sua respiração, da sua postura e de seus movimentos corporais. Aos poucos, você vai notar o quanto isso é importante para a sua concentração.

 

Percebeu o quanto é importante se concentrar durante a execução das suas atividades? Agora é só você se observar mais para entender os seus períodos mais produtivos durante o dia para se planejar para ter vida e carreira cada vez mais promissoras. Prospere comigo!

 

 

 

Abraços!
Pollyana Oliveira Guimarães.
pollyana@prosperecarreira.com.br

 

4 thoughts on “Cinco dicas para se concentrar mais no trabalho

Comments are closed.