My Brand

Cinco dicas para ser mais criativo no dia a dia

Cinco dicas para ser mais criativo

Para se destacar em um cenário altamente competitivo como o nosso, é preciso utilizar uma série de artifícios. Um exemplo clássico é referir-se costumeiramente à inovação. Somente com a produção de algo diferente, criativo e inovador, você é capaz de fazer a diferença em seu local de trabalho. No entanto, para despertar a sua criatividade, é preciso estar muito aberto ao que acontece e claro, tecer observações positivas sobre a sua realidade.

Muitas vezes, imersos nos problemas do nosso dia a dia, não conseguimos “pensar fora da caixa” ou enxergar formas diferentes para fazer a mesma coisa. Mas, com alguns exercícios e dicas práticas, você consegue melhorar a sua percepção e transformar a forma como você enxerga as situações que vivencia. Veja algumas técnicas para aguçar a sua percepção e comece a usá-las desde já!

Esteja atento ao que acontece

Na maioria das vezes, não estamos atentos ao que acontece ao nosso redor. O grande desafio é este: atentar-se aos pequenos detalhes. Uma árvore nova que floresceu no bairro, pegar a bicicleta para dar uma volta ou o corte de cabelo novo de algum amigo do trabalho. Estar atento para reparar nisso, ajuda bastante a aguçar a sua visão para as mudanças que estão bem perto de você. Reparar nas pessoas e elogiá-las, de forma sincera, também melhora o relacionamento com elas e cria um ambiente de trabalho muito mais saudável.

Visite atrações culturais

Museus, exposições de arte, shows, eventos ao ar livre: aproveite as atrações culturais da sua cidade. Várias delas são gratuitas e você tem a chance de levar toda a família para aproveitar um momento artístico e cultural. A oportunidade de visitar uma exposição ou obra artística ajuda muito a despertar novas perspectivas para resolver problemas. Além disso, é um momento de relaxar em família.

Faça anotações do que acontece no seu cotidiano

A nossa memória tem um potencial incrível! No entanto, ela não consegue lembrar-se de tudo. Por isso, tenha sempre em mãos um caderninho para anotar o que vier à mente. Pode ser uma inspiração para resolver alguma coisa, uma letra de música, um verso, uma nova receita. Enfim, anote tudo para se lembrar e veja o quanto isso vai te ajudar a se tornar mais criativo.

Consuma produtos culturais

Além de visitar atrações culturais, consuma produtos culturais. Leia mais, vá ao cinema, vá ao teatro, vá a espetáculos musicais. Enfim, todas essas vivências nesse sentido, te ajudam a muito a melhorar a sua criatividade. Afinal, são várias situações e novas perspectivas que se abrem diante dos seus olhos. Destaco a questão da leitura e o quanto ela é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal.

Não tenha medo de fazer perguntas

Uma pessoa que deseja inovar não deve buscar respostas, mas sim, novas perguntas. Uma pessoa criativa não teme as perguntas. Está sempre aberto tanto para fazê-las, quanto para respondê-las a quem precisa. Questione sempre quem pode oferecer mais conhecimento que você. Escute as pessoas, peça um tempo delas. Tire um momento para um café com algum profissional que você admira e pergunte. E mais: ouça.

Viu só as minhas dicas para ser criativo no seu cotidiano? Agora chegou a hora de aplicá-las para fazer diferente no seu local de trabalho. Gostou das dicas? Depois, venha me contar quais delas funcionou para você!

 

 

 

Abraços!
Pollyana Oliveira Guimarães.
pollyana@prosperecarreira.com.br