My Brand

Como o Linkedin pode te ajudar a construir a sua Marca Pessoal

Como o Linkedin pode te ajudar a construir a sua marca pessoal

No nosso dia a dia, somos expostos a diversos contextos comunicacionais. Cada um deles exige certa postura, vocabulário e forma de se portar. Com as redes sociais acontece o mesmo fenômeno. Temos uma variedade extensa de redes e conteúdos com finalidades diferentes à cada propósito comunicacional.

 

Tendo como referência essas nuances, costumo dizer que o Facebook é a sala de estar, enquanto o Linkedin é o seu local de trabalho. Como tal, pede diferentes abordagens aos seus conteúdos. Nesse sentido, o Linkedin, como rede social voltada apenas para Network e assuntos empresariais tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Estima-se que a rede teve um crescimento de 25% entre 2015 e 2016, segundo dados divulgados pela Reuters.

 

As motivações para utilizar o Linkedin são inúmeras. Variam desde a busca por um novo emprego até o desejo de estabelecer contato com um amigo antigo de trabalho. Nesse sentido, em decorrência da queda no número de empregos, sua utilização foi ainda mais intensificada. No entanto, sabemos que nem todos sabem usar o Linkedin da maneira correta para conseguir, com isso, garantir uma oportunidade de ascensão ou mesmo transição de carreira. Veja algumas dicas para você conseguir uma melhor abordagem nesse sentido.

Usando o Linkedin ao seu favor

O Linkedin é uma rede social profissional utilizada por mais de 500 milhões de pessoas no mundo. A finalidade é compartilhar assuntos que evoquem temas corporativos, de carreira, buscas de empregos e claro, ser notado por headhunters. Além disso, como toda rede social, o objetivo é claro: relacionar-se. Para isso, é fundamental que sejam construídas relações saudáveis, respeitosas e também, que você tenha conteúdo relevante para divulgar aos seguidores.

Fazendo contatos com essa ferramenta

Uma das melhores formas para se utilizar o Linkedin é para entrar em contato com colegas de trabalho antigos, da empresa atual ou mesmo pessoas que você conheceu em algum evento, curso ou reunião. No entanto, não vale sair adicionando todo mundo no Linkedin sem ao menos ter entrado em contato com a pessoa antes, seja virtual ou presencialmente. Além disso, busque fazer contatos com pessoas que são da sua área de atuação ou áreas afins.

O que compartilhar no Linkedin

Para ser visto pelos recrutadores é preciso muito mais do que apenas estar com o seu perfil na rede. A participação ativa faz toda a diferença para ser notado pelos recrutadores e assim, conseguir garantir o seu espaço na vaga que você deseja pleitear. Contudo, para não fazer feio, veja algumas dicas de quais assuntos/temas compartilhar no Linkedin:

 

  • Novidades da sua área de atuação;
  • Artigos (bem produzidos) de sua autoria;
  • Pesquisas e informações relevantes do seu segmento;
  • Informações sobre trabalhos realizados por você;
  • Eventos/congressos/cursos que você participa;
  • Certificados e novos títulos que você obteve;
  • Elogios a algum colega de trabalho ou equipe.

Partindo dessa premissa, “menos é mais”, seja o mais simples possível, sem vangloriar-se de suas ações, a fim de não parecer arrogante. E lembre-se: todo conteúdo fora desses que foram citados acima podem ser bastante arriscados e mal interpretados pelos usuários dessa rede.

Capriche na primeira impressão

Quando falamos de primeira impressão no Linkedin, caprichar na foto é fundamental. Mas, para ser notado pelos headhunters, lembre-se também de escolher um título assertivo e específico para a sua área de atuação. Quando os recrutadores fazem alguma busca por profissionais, o que se destaca é exatamente o título. Valorize essa informação.

Dicas para usar o Linkedin da melhor forma

Além das informações compartilhadas por você nessa rede social, o Linkedin também funciona como um currículo ativo. Nele, você deve inserir suas experiências anteriores, seus títulos e cursos, além de outras informações relevantes para a sua carreira. Atualize-o constantemente, sempre tomando muito cuidado com a veracidade das informações e a boa utilização do português.

 

Espero que tenha gostado das minhas dicas. Não perca de vista essa ferramenta para divulgar o seu trabalho e ser notado. Fazer-se presente é a essência dos novos tempos que vivemos. Quer saber mais? Continue acompanhando os meus posts e dicas especiais para você.

 

Abraços!
Pollyana Oliveira Guimarães.
pollyana@prosperecarreira.com.br

One thought on “Como o Linkedin pode te ajudar a construir a sua Marca Pessoal

Comments are closed.