Coach de Carreira

Escolher ou ser escolhido?

Vejo que essa dúvida ainda paira na cabeça de muitas pessoas e quando falamos de carreira, fica ainda mais difícil realizar escolhas. O processo de escolha nem sempre é simples e fácil, e envolve vários critérios.

 

Ao escolher uma carreira, um cargo, um curso, a criação de empresa ou escolher uma empresa para trabalhar, você tem a certeza de que está no comando e que tem controle das decisões. Consegue controlar melhor seus anseios e sente-se mais motivado a alcançar as metas pré-estabelecidas. Mesmo tendo que desviar ou atrasar o seu curso, se mantém focado (a) e com um olhar no futuro.

 

Mas quando ocorre o contrário, quando se é escolhido para atuar em um cargo, fazer um curso ou trabalhar em uma empresa que não sente afinidade ou que nunca se imaginou fazendo tal tarefa. Você tem duas opções, descobrir novas possibilidade e gostar, ou passar grande parte da sua vida e quem sabe a vida inteira, sendo infeliz por fazer algo que não estava em seus planos ou que não tem afinidade.

 

Tome o controle da sua vida profissional

 

Muitas vezes optamos por exercer uma atividade pelo simples fato de ganharmos dinheiro e termos medo de ousar a fazer algo diferente. Quem nunca? Aí que está a diferença em escolher e ser escolhido, ou seja, você vai escolher em ter o controle da sua vida profissional ou deixar que a empresa, seus pais ou um chefe mal preparado, faça as escolhas por você?

 

Sempre tive muito cuidado em admitir um profissional ou em promover para algum cargo de forma a evitar que essa pessoa se torne um eterno infeliz por fazer algo que não estava preparado ou que nunca pensou em fazer. Uma das formas a evitar que você seja escolhido, é buscar o autoconhecimento para saber de forma clara e direcionada quais são suas fortalezas, fraquezas, missão profissional, metas de desenvolvimento, suas tendências comportamentais, locais e ambientes que irá sentir-se mais seguro para produzir, como quer ser reconhecido (a), saber impor limites e dizer não.

 

A melhor forma de iniciar o processo da sua escolha, é o de saber quem você realmente é! Grandes empresários e empreendedores, se preocupam primeiro em conhecer a si mesmos e a conhecer melhor as pessoas com quem estão trabalhando para direcionar suas estratégias empresariais.

 

Alguns perfis são mais empreendedores que outros e se você tem um sócio ou planeja ter para o futuro, tome o cuidado de ter ao seu lado uma pessoa com perfil complementar e não parecido ao seu. Com pensamentos parecidos e decisões iguais, haverá grandes possibilidades de fracasso.

 

E aí, você quer escolher ou continuar sendo escolhido?

 

A prospere Carreira trabalha com ferramentas modernas e validadas para realizar o seu processo de Assessment, a fim de te auxiliar no processo de autoconhecimento.

 

Pollyana Oliveira Guimarães, é Psicóloga, Palestrante e Estrategista em desenvolvimento de marcas pessoais, com foco em carreira e desenvolvimento de lideranças. Teve sua trajetória profissional, desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de Serviços, Transporte e Varejo. Como Executiva de RH, participou diretamente de 12 prêmios de melhores empresas para se trabalhar a nível nacional e acumula quase 20 anos de experiencia em Gestão e Mentoria de pessoas. Hoje está à frente da empresa Prospere Carreira, apoiando pessoas a potencializar suas marcas pessoais, através das metodologias inovadoras no país, Leader Brand e My Brand e já atuou no desenvolvimento de mais de 900 líderes. Tem vários artigos publicados em sites brasileiros e Europeus. É Diretora da ABRH GO e Co-líder do comitê de Empreendedorismo no Grupo Mulheres do Brasil.