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GESTÃO DE MARCA PARA EMPREENDEDORES

Sabe o que o personal branding tem a ver com empreendedorismo? A resposta é simples: tudo! Juntar esses dois conhecimentos é deter uma força incomparável no que diz respeito a reconhecimento, networking, confiança e credibilidade – a combinação necessária para uma carreira de sucesso. Abrir um negócio próprio demanda, especialmente em cenários desafiadores, demanda muito jogo de cintura e estratégia. É por isso que tornar-se reconhecido com uma marca forte, projeta você para lugares nunca antes atingidos. E mais, saiba que é perfeitamente possível começar agora. Acompanhe algumas dicas:

Gestão da Marca Pessoal

A decisão de tornar-se empreendedor é desafiadora. É preciso ser estratégico, pesquisar e tomar decisões o tempo todo. Ao empreender, na maioria das vezes, o empresário utiliza vários artifícios para destacar a sua empresa, mas, esquece-se de buscar maneiras de ressaltar a sua própria marca pessoal. Para sobressair, é necessário buscar alternativas para crescer e consolidar a sua posição de notoriedade no mercado. Quando isso acontece, fica muito mais fácil conquistar a confiança dos stakeholders.

Credibilidade e Confiança para os Públicos

Há algumas vantagens em aplicar os conhecimentos de personal branding aos empreendedores. A mais frutuosa delas, sem dúvidas, é a conquista da credibilidade e confiança dos públicos de interesse. Especialmente para quem busca investimentos ou sócios que já possuem uma imagem consolidada no mercado. Quem se destaca, aproveita sempre a melhor parte da fatia de mercado. E isso significa desenvolver tanto a marca da sua empresa, quanto a sua própria marca.

Seja Embaixador da sua Própria Marca

É comum que os empreendedores falem com carinho dos seus próprios negócios. Afinal, é preciso reconhecer todos os recursos aplicados em um sonho ou objetivo. Mas, é preciso ir além: ser um embaixador da própria marca. Isso não significa adesivar o carro com o logotipo da sua empresa – mas, ter uma série de ações coerentes com o seu propósito e diretrizes organizacionais. Quando você tem objetivos, propósitos e valores alinhados, você consegue fazer brilhar os olhos de quem escuta a sua história, além de transmitir isso de forma simples e verdadeira. Dessa forma, fica até mais fácil passar os seus valores aos demais membros e parceiros da sua organização, como colaboradores e fornecedores.

A estratégia do Personal Branding

Cada empreendedor demanda uma estratégia diferente, segundo os preceitos do personal branding. Apesar disso, vale a pena começar com algumas perguntas pertinentes tanto para o negócio, quanto para o próprio empreendedor:

  • O propósito

O propósito diz respeito às entregas que você deseja fazer na vida. O que você mais sonha em relação à sua empresa, além de ganhar dinheiro, especificamente. A sua grande motivação ao acordar todo dia pela manhã acreditando em algo está diretamente ligada a este tópico.

  • Ponto de vista

Acerca do seu propósito e de outras visões que o cercam, qual é o seu ponto de vista? Diante de tantas decisões a tomar, é fundamental escolher um lado e analisar todas as hipóteses possíveis. Somente assim é possível apontar para direções que conduzem a caminhos cada vez mais bem-sucedidos.

  • Princípios

O que você faria para chegar aonde você quer? Essa pergunta está diretamente ligada aos seus princípios e se refere tanto ao que te interessa, quanto ao que definitivamente você não encararia para chegar aonde deseja. Estabelecer-se diante dessas alternativas é garantir o ponto de equilíbrio necessário para chegar mais adiante e atento à sua própria intuição.

Será que você está no caminho certo, empreendedor? Eu posso te ajudar a descobrir com a aplicação de técnicas que irão te conduzir ao sucesso e à prosperidade na vida pessoal. Quer saber mais? É só entrar em contato comigo!

Abraços,

Pollyana Guimarães