My Brand

A importância de dizer não

A importância de dizer não

Na maioria das famílias, desde que somos crianças, somos ensinados a sempre agradar as pessoas. Sejam nossos pais, sejam nossos parentes ou amigos. É como se precisássemos estar sempre felizes e dispostos. No entanto, apesar de parecer saudável e agradável, este comportamento é bastante nocivo.

 

Primeiro, porque não estamos bem “o tempo todo”. Segundo, porque precisamos urgentemente aprender a dizer não. Imagina só se você pudesse atender a todo mundo que te demanda um pouco do seu tempo? Não sobra sequer um momento para cuidar de si mesmo, para cuidar dos seus planos e outras prioridades para você. Antes de começar, instigo com a pergunta: qual é a sua prioridade? Se você ainda não sabe, acompanhe as minhas dicas!

Para administrar melhor o seu tempo

Quando você aprende a dizer não, você administra melhor o seu tempo. Pois, consegue sempre um espaço para cuidar de si mesmo em sua agenda. Lembre-se: quem não cuida bem de si, não consegue ajudar o outro em plenitude. Respeite o seu tempo e não se sinta culpado ao dizer “não” para alguém. A pessoa precisa entender e respeitar o seu espaço.

Para cuidar do seu dinheiro

Se você não sabe dizer não a qualquer gasto fora do previsto, sua saúde financeira corre sérios riscos. Você não precisa comprar todos os itens da moda ou ir a todas as festas e eventos. Saiba dizer não para aquilo que não te agrada ou que não vai fazer a diferença se você não o possuir. Use os seus recursos de forma responsável.

Para ter foco em seus objetivos

Não sinta culpa em dizer não para focar em seus objetivos pessoais. Saiba ponderar as situações e aprenda a entender quando é a hora de ficar e mais ainda, quando é a hora de sair. Estabeleça as suas metas e mantenha-se firme no que você propôs para conseguir se sair bem em todas as suas tarefas. Além disso, explique para as pessoas mais próximas o seu novo momento de vida. Garanto que elas irão entender.

O cuidado com a autoestima

A dificuldade em dizer não pode estar diretamente ligada à autoestima. Por isso, vale investir em autoconhecimento para conhecer melhor as suas forças e fraquezas. Assim, você melhora o que realmente é preciso para aprimorar mais a si mesmo. Não se preocupe! Para melhorar a sua percepção de si mesmo você só precisa buscar o seu desenvolvimento pessoal e entender de uma vez por todas que você é único no mundo: com todas as suas características.

Você não precisa agradar a todo o tempo

Esqueça de uma vez por todas a compulsão por agradar. Você não tem tempo, nem dinheiro o suficiente para agradar a todos que você acredita que precisam de você. No entanto, valorize as pessoas que estão perto de você e reconheça os esforços delas para te ver bem.  Seja sempre grato por tudo o que lhe é proporcionado e siga na direção que você acredita ser a certa. Escute-se mais para saber exatamente o que você precisa priorizar.

 

No mais, conte comigo! Eu te ajudo a descobrir o que você precisa saber para fortalecer a si mesmo e melhorar tanto a sua autoestima, quanto as suas habilidades profissionais. Com um passo de cada vez, chegaremos longe. Pode acreditar!

 

Pollyana Oliveira Guimarães

 

 

Abraços!
Pollyana Oliveira Guimarães.
pollyana@prosperecarreira.com.br