Liderança

VANTAGENS DE SER UM LÍDER DISRUPTIVO

Pesquisa do instituto IBOPE Inteligência confirma que 41% dos brasileiros já pertencem às Gerações Y e Z. Faixas que compreendem jovens nascidos entre os anos de 1980 até 1995 (Geração Y) e de 1990 até 2010 (Geração Z). Uma fatia expressiva da população altamente especializada, informatizada e que vê o trabalho não mais como uma forma de manter as contas em dia, e sim como uma verdadeira realização pessoal. Além disso, os profissionais da Geração Y e Z já não compreendem a hierarquia centralizada e rígida como indícios de uma liderança eficaz.

 

É aí que entra o papel das lideranças disruptivas, que, na prática são constituídas de profissionais capacitados para uma gestão mais colaborativa, que preza pelo aprender e pelo ouvir antes de começar, de fato, a liderar. Isso envolve alto nível de comprometimento dos gestores e também de competências emocionais para saber lidar com as demandas urgentes da atualidade.

 

As vantagens são inúmeras, mas me atrevo a citar apenas algumas.

Transparência e confiança

Em uma geração altamente informatizada, qualquer deslize no quesito confiança e transparência, pode comprometer totalmente a imagem que as equipes têm de seu líder. A fim de evitar crises de confiança, é fundamental que o líder seja transparente com suas equipes e que seja, sobretudo humano, Uma pessoa que entende a crise como oportunidade e o erro como forma de fazer diferente. Se um líder é transparente e verdadeiro, ele inspira confiança que é uma das principais características para desenvolver empatia, engajamento, inspiração e admiração.

Mais senso de empatia

O líder disruptivo entende as demandas de seus liderados e procura respeitá-las para despertar um senso de coletividade entre a própria equipe. Ser empático significa saber se colocar no lugar do outro e ter maior tolerância ao erro, de maneira que isso significa, necessariamente, a construção de sólida confiança entre o líder e seu liderado. No entanto, não quer dizer que o líder deva ser condescendente com más condutas, apenas deve estar mais preparado para lidar melhor em situações adversas e saber dar um feedback eficiente para ser um exímio desenvolvedor de pessoas.

Fortalecimento de competências intangíveis

Ao invés das competências técnicas, o que mais tem sido demandado aos profissionais são as competências emocionais ou intangíveis. Afinal, em um cenário que possui profissionais altamente especializados, quem faz a diferença mesmo são aqueles que desenvolvem maneiras de se diferenciar, como a criatividade, o intraempreendedorismo e a capacidade de lidar com problemas, por exemplo. Um líder disruptivo está apto a desenvolver profissionais com essas qualidades, fundamentais para se destacar em qualquer área da vida, não apenas profissionalmente.

Melhor preparo para momentos de incerteza

Os líderes que são disruptivos despertam os profissionais para a criação de soluções e resolução de conflitos independentemente da situação proposta. Afinal, trabalham com a criatividade e com a abertura de inúmeras possibilidades que garantem o aperfeiçoamento integral do ser humano. Além disso, ter soluções criativas envolve a rápida adaptação às mudanças, que acontecem diariamente nas organizações.

Alto senso de missão

Se estamos diante de profissionais altamente movidos à realização, precisamos também de líderes disruptivos, afinal, eles possuem total capacidade de despertar as equipes para um alto senso de missão, pois atraem a confiança, são enérgicos e sabem lidar com as demandas emocionais de seus liderados. Estas, que são competências fundamentais para criar um time unido e coeso.

 

O líder disruptivo é o profissional do futuro. Ele antevê os desafios para conduzir suas equipes ao êxito, além de reconhecer o processo como parte fundamental do resultado. É o formato de liderança que mais se adequa às gerações atuais retirando delas o melhor proveito para a obtenção de resultados extraordinários. E você, está esperando o que para ser um líder disruptivo?

 

 

Pollyana Oliveira Guimarães, é Psicóloga, Palestrante e Estrategista em desenvolvimento de marcas pessoais, com foco em carreira e desenvolvimento de lideranças. Teve sua trajetória profissional, desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de Serviços, Transporte e Varejo. Como Executiva de RH, participou diretamente de 12 prêmios de melhores empresas para se trabalhar a nível nacional e acumula quase 20 anos de experiencia em Gestão e Mentoria de pessoas. Hoje está à frente da empresa Prospere Carreira, apoiando pessoas a potencializar suas marcas pessoais, através das metodologias inovadoras no país, Leader Brand e My Brand e já atuou no desenvolvimento de mais de 900 líderes. Tem vários artigos publicados em sites brasileiros e Europeus. É Diretora da ABRH GO e Co-líder do comitê de Empreendedorismo no Grupo Mulheres do Brasil.

4 thoughts on “VANTAGENS DE SER UM LÍDER DISRUPTIVO

  1. Olá Pollyana,

    Obrigada por compartilhar seus textos, eles são riquíssimos para meu desenvolvimento.

    1. Olá Ivone.
      Que ótimo que tem acompanhado meus artigos. A intensão é essa mesmo, contribuir com o seu desenvolvimento profissional e pessoal, que bom tenho ajudado. Quando precisar, pode contar comigo! Abraços!!!

  2. Mesmo não tendo conhecimento sobre as características de um líder disruptivo…. já me comportava como tal. Bom saber que estou no caminho certo. Obrigada por compartilhar, Pollyana. Excelente artigo.

    1. Bom dia Fernanda!

      Que bom que pude te ajudar a identificar sua liderança. Pode contar comigo quando precisar! Abraços!!!

Comments are closed.